Você é um bom leitor?

paismodernos-crianca-lendoPara ser um bom escritor é preciso ser um bom leitor?

Eu acredito que sim.

A leitura deve ser estimulada desde a infância e se tornar um hábito. Seja em livros físicos ou digitais, a leitura é muito importante para quem escreve ou tem vontade de escrever.

Quando lemos, abrimos a mente para vários mundos, desta forma absorvendo novas ideias, estas que podem nos ajudar muito mais tarde na hora da criação de um texto ou poema. Ela pode também ser um resgate de ideias quando estamos em um momento de bloqueio mental, e ainda pode nos trazer uma nova visão sobre algum determinado assunto que achamos que dominamos. Se interessar pela leitura, aumenta a sua capacidade de percepção, além de expandir o seu leque cultural.

Imagina se todos escritores não fossem leitores? Quem iria ler e avaliar os seus trabalhos?

A leitura nos tira dos “leigos” e nos torna apreciadores da arte. É preciso buscar mais conhecimento para não sair por ai escrevendo bobagens. Podemos escrever o que quisermos, mas é muito melhor escrever sobre um determinado assunto quando se conhece o suficiente sobre ele. Ler, assim como assistir filmes e séries são ferramentas importantes para nos auxiliar na escrita.

Um escritor não pode ter uma mente fechada apenas para aquilo que ele escreve, muito menos ser egoísta ao ponto de querer que outros escritores leiam o seu trabalho e não mostrar o mínimo de interesse pelo trabalho alheio. Temos que dominar os assuntos, procurar, aprender o bastante para se formar uma opinião e ter a força de defendê-la num debate. Saber o suficiente para explicar a alguém, para resumir, e como faríamos isso tudo sem uma boa leitura?

Além dos vários ganhos, com a leitura você pode citar, homenagear e até escrever “respostas” sem medo, além de fazer uma revisão do seu próprio trabalho. Ler com calma, observar as frases, prestar atenção na digitação, tudo isso enriquece e muito qualquer texto e quando nós percebemos as falhas antes de “publicar” por ai é muito melhor pois quando chegar a público estará cada vez mais perfeito.

E que bom é quando um amigo escritor nota um erro em algum dos nossos textos! As vezes pode parecer ofensivo ou parecer que a pessoa quer “entender” mais do que você, mas esses tipos de atitude mostram que ela realmente leu o seu trabalho, é bem verdade que nem todos possuem o “jeito” de falar essas coisas, mas é importante quando alguém lhe sinaliza essas correções.

Nada disso seria percebido sem uma boa leitura, sendo você ou alguém lendo. Ninguém poderia defender teses e doutorados sem antes buscar conhecer sobre aquele assunto, ler sobre ele.

Por isso eu digo que antes de ser um bom escritor, procure ser um bom leitor. Procure livros antigos e atuais, deixe a preguiça de lado e leia os dos mais longos até os mais curtos e sempre busque ler e conhecer sobre aquilo que você está escrevendo, estes hábitos só vão trazer mais perfeição e excelência ao seu trabalho.

/juhliana_lopes 17-03-2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s