Bloqueio Mental/Criativo é um problema?

PrintUma conversa em nosso grupo, me fez pensar um pouco mais neste assunto e me veio a questão: o bloqueio mental é um problema?

Pode parecer que não, mas é uma questão delicada e que exige sim um tempinho pra reflexão.

Vamos a uma breve definição: “O bloqueio mental, como o nome mesmo nos diz, é um impedimento, uma limitação no âmbito subjetivo/psíquico. É algo que nos impede de realizar alguma atividade em particular. É um mecanismo involuntário do nosso organismo ativado em momentos de possível agressão a nossa integridade, seja ela física ou moral.”

Em outras palavras, o bloqueio nada mais é do que um momento em que você não consegue fazer muita coisa. Seja com um escritor, desenhista, músico, pintor… Quando se passa por esse bloqueio, você fica limitado a criar. Mas por que ele aparece? Bem pode ser por medo, cansaço, falta de motivação, depressão, ou algum outro fator pessoal do indivíduo.

Agora a minha questão, o bloqueio é um problema? Bem, Eu, Psiquê, particularmente acredito que não. Todo mundo que faz alguma coisa, ainda mais quando faz uma coisa que gosta, se empenha ao máximo para fazer sempre muito bem feito. Procura formas, inventa outras, adapta outras e assim vai melhorando a sua própria criação. Mas um dia você começa perceber que por mais que você pegue uma coisa ali, coloquei outra lá, o nível já não é mais o mesmo. Parece que você já usou tudo que tinha pra usar, já inventou tudo que tinha pra inventar e agora só consegue fazer as mesmas coisas. Neste caso, um bloqueio mental é de certa forma bem vindo, pois você vai se esforçar para fazer algo e não consegue. Esse “não conseguir” ajuda você a ir treinando as ideias. Ajuda a sua mente a se reciclar e quando menos se espera, aquelas três ou quatro ideias que você trabalhou individualmente e não serviram pra muita coisa, ficam totalmente incríveis quando colocadas juntas, e seus pensamentos criativos voltam como antes.

Mas isto, é em relação a este caso. Como já disse, existem vários fatores que levam ao bloqueio, e muitos, na maioria das vezes, só dizem respeito a cada pessoa (uma separação, morte na família, problemas financeiros, entre outros). Acho sim que o bloqueio é bem vindo, DESDE QUE ele não te prejudique a ponto de abandonar aquilo que você um dia gostou tanto de fazer.

Claro que isso vai de opiniões e opiniões. Este é o meu ponto de vista. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém, e ainda bem que não, pois o mundo seria bem mais chato assim.

Como disse a Suh Oliveira  lá no grupo: “(…) cada um com sua opinião. Eu acredito que é algo para ser evitado e solucionado mesmo. Porque escritor tem que escrever. (…)”.

Zapeando rapidinho em alguns sites, vi um pouco sobre um artigo bem interessante.

Só explicando aqui, novamente, Eu, Psiquê, concordo que devemos sim ter um momento de pausa, para renovar as nossas ideias, mas jamais, permitir que isso se torne um bloqueio permanente.

Sobre o artigo, fala sobre não deixar que nós viremos “elefantes de circo”:

“Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz incríveis demonstrações de força. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma estaca cravada no solo.

A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E ainda que a corrente fosse grossa, parece obvio que ele poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Mas, por que ele não foge?

A resposta é simples: o elefante não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno.
Naquela época, a estaca era muito pesada para ele. Depois de muito tentar, o animal já crescido, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, eternamente, esperando a hora do espetáculo.

O elefante enorme não se solta porque acredita que não pode! O mesmo acontece com muitas pessoas. Depois de ouvirem alguns ” nãos ” ou simplesmente porque algo deu errado, passam a acreditar que ” não podem “.

Ficam presas ás estacas do fracasso e de uma vida limitada só esperando mais um dia de humilhação, e como o elefante de circo, já não percebem que possuem dentro de si a força para quebrar qualquer estaca que amarra suas vidas.

(…)”

Encerrando aqui, Descubra o motivo do seu bloqueio, se for algo que vá te prejudicar muito, vença-o. Se for algo que pode te ajudar mais tarde, desfrute, tenha domínio sobre o sue bloqueio, para não ficar num bloqueio eterno.

 

Psiquê (Juh).

fontes:

Definição: Vulnerável: Bloqueio Mental (Clique Aqui)

Elefante de Circo: Nação dos Vencedores: Bloqueio Mental (Clique Aqui)

Anúncios

2 respostas em “Bloqueio Mental/Criativo é um problema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s