Desafios dos Seres – O fogo e o fígado

Que seria de mim, de nós, sem o poder do fogo? No inverno glacial como aqueceria as cavernas? Como espantaria predadores noturnos? Como iluminaria seus caminhos nas noites sem lua? E se não o dominasse, de qual outra forma poderia moldar cerâmicas, misturar pigmentos coloridos, cozinhar carnes, destilar o álcool dos cereais, a essência das flores, forjar o cobre, o ferro, o aço. O fogo é a fonte de todas as artes e um recurso fecundo que libertou o homem dos deuses. Um valioso dom, a esperança infinita no futuro. O fogo move as transformações mais impressionantes que a ciência pôde ensinar aos homens, e não tem fim. Do fogo primitivo todas as formas de calor e energia para o bem do homem.

O fígado é a usina do corpo humano. Transforma gorduras e açucares em proteínas. Usa o calor e energia de compostos orgânicos, complexos. Processos intrincados em meio ao sangue e à bile. Incansável, não dorme. Nunca esfria. Regenera-se enquanto há vida.Resiste aos ataques ferozes de águias. Não é o fogo primitivo, é o primeiro uso do fogo em sua mais perfeita concepção.

Assim o destino uniu o fogo e o fígado. Se não houvesse a dádiva do fogo não haveria o fígado de Prometeu. Antes dele os homens viam mal, ouviam mas não compreendiam, viviam ao acaso e à sorte. Acorrentado às rochas de Cítia por Zeus, ele perseverou em seu castigo. Firme, jamais deixou de enxergar adiante. Previu o fim de Zeus e dos seus seguidores e o triunfo dos homens. A razão e a generosidade venceram a tirania.

joséO mito de Prometeu ensina o valor da perseverança. A esperança que produz experiências. As vivências que inquietam o homem. O terror da própria liberdade. A luz incandescente da livre escolha. A cegueira de seus próprios caminhos que ao fim não se sabe onde terminará.

 

– Prometeu Acorrentado. Criação de Ésquilo, dramaturgo grego, do século VI A.C.

 

José Leão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s